Exposições

Cartaz castanheira cenografia web

Exposição Retrospetiva da Obra Cenográfica de José Manuel Castanheira

 

21 de OUTUBRO a 14 de JANEIRO

Sala 2 e 3 | Entrada gratuita

 

José Manuel Castanheira (Castelo Branco, 1952) é arquiteto, cenógrafo, pintor e professor. Conta com mais de 250 criações cenográficas (teatro, ópera, cinema, dança) tendo trabalhado em 13 países com 80 encenadores.

As cenografias de José Manuel Castanheira conjugam o exterior e o interior com uma arte consumada, mas secreta, poderosa e desconcertante. Propõem composições mentais. Mantêm no palco a coabitação da natureza e da cultura, que a vida muitas vezes desassocia e só o palco alia. Castanheira não foi, como tantos outros cenógrafos, o companheiro privilegiado de um único encenador e, quando se olha para a sua “obra”, efetua-se uma verdadeira visita ao panorama teatral português. Quanto à sua fidelidade, não a consagrou a um companheiro único mas ao teatro, uma vez que o conjunto de cenografias que se estende diante dos nossos olhos testemunha uma verdadeira disponibilidade, uma confiança nunca desmentida na expressão de um artista livre que pode passar sem restrição da arborescência barroca à redução íntima, da expansão dos materiais “cénicos” cujo artifício é assumido à virtude moral dos trabalhos em madeira e dos tecidos presentes na sua expressão mais pura. A sua “obra” não se situa sob o signo do único, mas do múltiplo, do heterogéneo, do diverso, em suma, de uma energia visual que não deixa de deslumbrar sem nunca se esgotar.

Georges Banu

(excerto adaptado do prefácio “Uma obra cenográfica, uma verdadeira obra” in CASTANHEIRA-CENOGRAFIA)

 

No dia 4 de novembro, pelas 15h30, no Pequeno Auditório, irá ter lugar uma conversa sobre “Arquitetura Efémera”, com a presença do arquiteto José Manuel Castanheira e alguns convidados, seguida de visita guiada à exposição “44 Anos de Cenografia”.

 

entrada gratuita.

Horário:

De segunda a quinta-feira: 9h00 às 23h00

Sexta-feira: 9h00 às 24h00

Sábados: 10h00 às 24h00

Domingos e Feriados: 10h00 às 19h00

Dias de espetáculo: até ao final do espetáculo

 

Gentes do Mar

 CartazSPF 2017 PTpq 

7º Salão Internacional de Arte em Pequeno Formato 20x20
AAAGP - Associação da Amizade e das Artes Galego Portugueses

27 de OUTUBRO a 26 de NOVEMBRO
Sala Zé Penicheiro | Entrada gratuita

Esta é já a 7ª edição do Salão Internacional de Pequeno Formato 20x20, organização da AAAGP - Associação da Amizade e das Artes Galego Portugueses.

Ao entrar nesta exposição, o público irá, decerto, surpreender-se imaginando que entrou num mundo à escala de reduzida dimensão. Pequeníssimas obras de arte que o transportam, como que por magia, para um espaço de encanto e poesia. Na parede, sonhos em pequeno formato.

Cada quadro é a alma de um artista aconchegada num quadrado de 20 centímetros. Desafios do gesto contido da imaginação arrumada, porque a dimensão é a “provocação” que faz viver o Salão.


Sala Zé Penicheiro | Entrada gratuita


 

 

 

 

 Cartaz

5 de NOVEMBRO a 2 de DEZEMBRO

Sala Afonso Cruz | Entrada gratuita

Fernando Costa, natural de Tondela, desde cedo ficou fascinado por esta arte. Entusiasta da fotografia, considera-se um autodidata, mas, acima de tudo, tenta agarrar momentos perdidos transformando-os em memória. É preciso deixar o coração fotografar – apontar o caminho para o que o sentimento diz!

Projeto com 27 fotografias, onde a COR é predominante, imagens soltas, momentos simples e únicos - Imagens que muitas vezes estão perto de nós, mas que facilmente passam despercebidas, convidando o visitante a partilhar sensações e deixar a cada um a liberdade no que vê.

 


 

cmffpb